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tradicional, é que se permitem os diversos meios de recebimento não
eletrônicos (dinheiro, cheques, notas promissórias, convênios etc.);
b) Modo normal / multi comandas: É aquele que se usa em lanchonetes,
restaurantes, casas de chá, bares e casas noturnas etc. Nele, cada cliente
recebe uma comanda, um cartão numerado, na entrada da loja e, a partir de
então, todo consumo realizado no interior daquela loja fica adicionado e
vinculado naquela comanda, naquele número. Ao final, na saída da loja, o
operador de caixa apenas lê a comanda do cliente e os produtos consumidos
são carregados para a tela do checkout como se ali, um a um, fossem
adicionados pelo próprio operador. Nesta fase, faz-se a cobrança do cliente,
de diversas formas de pagamentos anteriormente cadastradas e autorizadas
pela loja, e, então, a comanda é encerrada e o cliente liberado;
c) Modo autoatendimento / Self checkout: É aquele que se usa em
supermercados, padarias, lojas, etc. Neste caso, cada cliente se serve
informando, ao sistema, pelo leitor de código de barras ou qualquer outro
método de digitação / leitura, as mercadorias que ele deseja adquirir, sem a
necessidade de algum funcionário para o servir. Ao final, faz o pagamento
por um meio de recebimento eletrônico (PIX ou cartões de débito ou crédito).
O modo autoatendimento (self checkout) pode funcionar de duas formas
quanto aos sistemas de segurança anti furto:
c.1) Na forma de “autoatendimento para público acreditado”: O
sistema é desprovido de quaisquer verificações de segurança quanto a
idoneidade do processo de compra realizado pelo consumidor, ou seja, é o
sistema de autoatendimento na sua forma mais ágil e simples, instalado,
todavia, em lojas autônomas de ambientes controlados, como condomínios
residenciais de alto padrão, aeroclubes, lojas maçônicas, cafés de empresas,
clubes recreativos etc. Confia-se que o consumidor informará, corretamente,
suas mercadorias ao sistema e que, ao final, fará o pagamento
correspondente;
c.2) Na forma de “autoatendimento
para público geral”: O sistema,
instalado no totem de
autoatendimento, é equipado com
balança conferidora e semáforo
indicador de operação em curso. Deve
ser operado, sempre, com a supervisão
(e fiscalização) de um “fiscal de caixa”,
um funcionário da loja, com
treinamento e talentos para orientar os
clientes, corrigir falhas, auxiliar com o
transporte e embalagem de
mercadorias etc. Em geral, um “fiscal
de caixa” bem treinado consegue
Totem com balança e semáforo: