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Manual de integração do DDO Frente Autoatendimento (Sistema de
Ponto de Venda / PDV dos totens SelfBR) para supermercados e afins
1) O que é o DDO Frente?
O DDO Frente é um sistema, uma aplicação, de frente de loja do tipo PDV
(Ponto de Venda) desenvolvido, mantido e comercializado pela empresa
Sistemas DDO.
Ele é instalado, e fornecido em sua versão de autoatendimento, com os totens
de self checkout da marca SelfBR. Sua aparência típica é a que se nota nas
figuras abaixo, nos seus diversos modos de operação:
Os modos de funcionamento do DDO Frente, que dependem do tipo de loja
onde será instalado, são:
a) Modo normal / Fila única: É aquele sistema típico de checkout de
supermercados. Nele, uma fila de clientes, com os seus cestos de compras,
é formada na entrada do caixa / checkout. Um funcionário do supermercado,
operador, então, atende a um cliente de cada vez. Toma suas mercadorias,
uma a uma, faz a leitura dos códigos de barras, fecha a venda, recebe do
cliente e imprime o cupom fiscal. Somente após a conclusão do atendimento
de um cliente é que o próximo poderá ser atendido. Nesse modo, o mais
Tela de login:
Menus de seleção de modo:
Checkout normal (supermercado):
Multi comandas (mesas / restaurante):
Checkout autoatendimento:
Totem de pagamento de comanda:
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tradicional, é que se permitem os diversos meios de recebimento não
eletrônicos (dinheiro, cheques, notas promissórias, convênios etc.);
b) Modo normal / multi comandas: É aquele que se usa em lanchonetes,
restaurantes, casas de chá, bares e casas noturnas etc. Nele, cada cliente
recebe uma comanda, um cartão numerado, na entrada da loja e, a partir de
então, todo consumo realizado no interior daquela loja fica adicionado e
vinculado naquela comanda, naquele número. Ao final, na saída da loja, o
operador de caixa apenas lê a comanda do cliente e os produtos consumidos
são carregados para a tela do checkout como se ali, um a um, fossem
adicionados pelo próprio operador. Nesta fase, faz-se a cobrança do cliente,
de diversas formas de pagamentos anteriormente cadastradas e autorizadas
pela loja, e, então, a comanda é encerrada e o cliente liberado;
c) Modo autoatendimento / Self checkout: É aquele que se usa em
supermercados, padarias, lojas, etc. Neste caso, cada cliente se serve
informando, ao sistema, pelo leitor de código de barras ou qualquer outro
método de digitação / leitura, as mercadorias que ele deseja adquirir, sem a
necessidade de algum funcionário para o servir. Ao final, faz o pagamento
por um meio de recebimento eletrônico (PIX ou cartões de débito ou crédito).
O modo autoatendimento (self checkout) pode funcionar de duas formas
quanto aos sistemas de segurança anti furto:
c.1) Na forma de autoatendimento para público acreditado”: O
sistema é desprovido de quaisquer verificações de segurança quanto a
idoneidade do processo de compra realizado pelo consumidor, ou seja, é o
sistema de autoatendimento na sua forma mais ágil e simples, instalado,
todavia, em lojas autônomas de ambientes controlados, como condomínios
residenciais de alto padrão, aeroclubes, lojas maçônicas, cafés de empresas,
clubes recreativos etc. Confia-se que o consumidor informará, corretamente,
suas mercadorias ao sistema e que, ao final, fará o pagamento
correspondente;
c.2) Na forma de autoatendimento
para público geral”: O sistema,
instalado no totem de
autoatendimento, é equipado com
balança conferidora e semáforo
indicador de operação em curso. Deve
ser operado, sempre, com a supervisão
(e fiscalização) de um “fiscal de caixa”,
um funcionário da loja, com
treinamento e talentos para orientar os
clientes, corrigir falhas, auxiliar com o
transporte e embalagem de
mercadorias etc. Em geral, um “fiscal
de caixa” bem treinado consegue
Totem com balança e semáforo:
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supervisionar até seis self checkout’s. A balança conferidora é, de fato, uma
balança com grande precisão instalada sobre a mesa do totem, onde o
consumidor deposita suas mercadorias após a leitura do código de barras.
Sua função é conferir se a mercadoria informada ao leitor de código de barras
é, claro, a mesma mercadoria que está comprando (e colocando sobre a
balança). Ocorre que, no cadastro de cada mercadoria, informações de
peso (massa) por unidade. O sistema compara o que foi depositado sobre a
balança com aquele cadastro e, então, decide pela aceitação, ou recusa, do
processo de venda. A balança conferidora garante que o consumidor esteja
obrigado a informar, uma a uma, cada mercadoria adquirida, sob o vigiar do
“fiscal de caixa”.
O semáforo indicador é um bastão de três luzes instalado sobre o totem de
autoatendimento (ou em um painel na loja). A luz verde fica acesa quando o
totem está desocupado, pronto para um próximo cliente. A luz amarela se
acende, e a verde se apaga, sempre que um cliente começa a usar o self
checkout, clicando na tela touchscreen, no botão “INICIAR”. Esta luz
permanece acesa enquanto o cliente se serve normalmente do passo-a-passo
do processo de venda que ocorre no totem. Se um procedimento for “pulado”
ou uma inconsistência lógica for percebida, a luz amarela se apaga e a
vermelha se acende. Um “fiscal de caixa”, então, que observa de longe,
chamado pela luz vermelha, aproxima-se e orienta ou corrige a operação do
cliente. Inconsistências lógicas que podem fazer acender a luz vermelha, são,
por exemplo, a não conferência do peso do produto depositado sobre a
balança (indicando que o produto lido pelo leitor de código de barras é um e
o produto depositado sobre a balança é outro), o cliente não termina o
processo (não faz o pagamento), o cliente faz o processo até a tela de
pagamento, mas, por exemplo, o seu cartão é rejeitado etc.
d) Modo autoatendimento pagamentos: É aquele que se assemelha ao
modo normal multi comandas, porém o processo é todo realizado no totem,
de forma autônoma, sem a necessidade de um operador. Após o consumo, o
cliente vai se direcionar ao totem, passar sua comanda no leitor de código de
barras, e, todos os produtos consumidos e registrados serão carregados para
a tela, possibilitando a conferência se estão corretos, aguardando a
finalização e pagamento, os métodos de pagamento disponíveis, são os
mesmos do anterior: cartões de débito, crédito e PIX.
2) Nos totens de autoatendimento SelfBR, para servir de self
checkout em supermercados, o que temos?
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Temos lá, instalado, o sistema DDO Frente autoatendimento para
público geral. O primeiro contato com o sistema, ao receber e ligar o totem,
será:
Essa é a tela do sistema DDO Frente autoatendimento que será exibida ao
cliente, ao consumidor da loja. É a interface de vendas, propriamente dita. O
sistema é escrito como página web e é carregado, junto com o browser
(configurado para modo kiosk e impressão sem interação do usuário), em
modo de tela fullscreen.
Toda a operação do self checkout, sob o ponto de vista do cliente, é realizado
de forma muito intuitiva, quase infantil. Para tanto, o sistema DDO Frente faz
uso de uma personagem animada, a DDORA (Leia-se “dóra”), que é a
abreviação de “DDO Rápido Atendimento”.
O usuário final não consegue acessar qualquer outra aplicação instalada na
máquina. A tela do DDO Frente autoatendimento será sempre executada
imediatamente ao inicializar do sistema operacional e assim se prossegue
enquanto a máquina permanecer ligada.
3) Descrições técnicas e configurações (Para TI’s Conteúdo
avançado 01):
Os totens de autoatendimento SelfBR são fornecidos com Windows 10 como
sistema operacional. A chave da instalação (original / licenciada) se encontra
impressa na etiqueta, colada no interior da tampa traseira. A instalação
possui duas contas de usuário, acessíveis por área de trabalho remota:
IP da rede Ethernet (cabeada): 192.168.0.88
Conta de Usuário
Senha de acesso
Administrador
12345678
As telas de
vendas são
personalizadas
com o logotipo da
loja onde o
sistema DDO
Frente é aplicado.
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Autoatendimento
12345678
Os primeiros passos para as configurações:
a) Conecte, com um cabo Ethernet ponto a ponto, um computador PC (ou
notebook) ao totem SelfBR. Esse computador será usado para que você possa
fazer as configurações necessárias no totem por área de trabalho remota.
Configure a rede do seu computador pessoal para a mesma faixa de IP’s do
totem, por exemplo, atribua à sua placa de rede o IP 192.168.0.113. Não
precisa, nesse momento, preencher os campos de DNS ou Gateway. Conecte
o cabo, reinicie as máquinas, abra o prompt de linha de comando de seu
computador PC e emita um PING contra o totem:
b) Inicie uma conexão de área de trabalho remota (no seu PC) contra o IP
do totem, na conta de Administrador:
Se o comando PING for
respondido com sucesso, como
no caso ao lado, o próximo passo
pode ser tentado. Se não houver
sucesso, revise as conexões ou
peça ajuda a um técnico de
redes.
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c) Na tela do totem (Acesso remoto na conta de Administrador), o que se
verá é:
O sistema DDO Frente é uma aplicação web. Para que seja executada, é
necessário um servidor web com instância de PHP (O Apache) e, para
visualização das telas, um navegador de internet (O Chrome). O Apache é
instalado no totem SelfBR através por uma distribuição free (código aberto)
chamada XAMPP (Ou pacote XAMPP).
O painel de controle do servidor web (pacote XAMPP) será sempre exibido. É
importante notar que o Apache (O programa que transforma o computador
do totem em um servidor web, de fato), deverá estar “rodando” sobre as
portas TCP 80 (para o protocolo http:) e TCP 443 (para o protocolo https:).
Uma vez conseguida a conexão,
use a senha “12345678.
Importante: Configure, a seu
critério, a rede Ethernet e/ou Wifi
do totem SelfBR, suas contas de
usuário e senhas, suas aplicações e
softwares, guardando, em local
protegido, todas as novas senhas.
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O navegador de internet utilizado é Google Chrome. Ele é chamado na conta
de usuário “Autoatendimento”, explicado no próximo tópico.
d) Execute o atalho, que está na área de trabalho Administrador, chamado
DDO Frente. O seguinte será exibido:
O sistema DDO Frente (modo normal) será carregado diretamente na tela de
menu inicial. A título de ilustração, com maiores detalhes esclarecidos na
seção de “Integração de sistemas”, clique sobre o botão “Mercadorias”. Este
menu dá acesso aos diversos filtros de pesquisa de mercadorias cadastradas
e seus preços de venda.
Acesse, agora, ainda como exemplo, o botão “Exportar Mercadorias” e uma
planilha do Microsoft Excel (.xls) será gravada na pasta “Downloads” do
Windows. Ela é o cadastro básico das mercadorias no DDO Frente.
Veja que o painel de controle
do XAMPP (o seu atalho) está
gravado na pasta Inicializar do
Windows, na conta de
administrador. Desse modo, ao
carregar o sistema operacional,
o servidor web (apache) será
iniciado automaticamente, pelo
painel de controle do pacote
XAMPP.
É a tela de login do DDO
Frente, no seu modo normal
(NÃO É A VERSÃO DE
AUTOATENDIMENTO). Escolha
o usuário “Administrador” e
a senha, também,
12345678”.
Os demais botões de
acesso são necessários à
operação do DDO Frente
em modo normal
(checkout) e suas
funcionalidades não serão
tratadas neste manual
técnico. Para mais
informações, contate a
empresa Sistemas DDO.
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A planilha Excel, com alguns cadastros, A TULO DE EXEMPLO,
preenchidos:
Pronto, você conseguiu exportar o cadastro de mercadorias para uma planilha
do M. Excel, acessível a todos. Nela, você poderá remover linhas
(mercadorias), adicionar novas mercadorias a serem vendidas, alterar
preços, remeter ao contador para que ele adicione, na planilha, mercadoria
por mercadoria, a correta tributação e classificações fiscais necessárias para
a operação de venda no varejo etc.
Depois, com a planilha trabalhada, com os seus itens a serem vendidos
adicionados, com todos os campos corretamente preenchidos, então, você
poderá fazer o upload da planilha para o sistema DDO Frente. Todo o cadastro
anterior será removido e o novo (a partir da sua planilha) será adicionado.
O upload pode ser conseguido através do botão “Integrar Mercadorias”:
Observação: Você não
conseguirá abrir a planilha
diretamente na sua área de
trabalho remota porque o totem
SelfBR não possui, instalado, o
Microsoft Excel. Copie a planilha
para o seu PC e, então, trabalhe
nela por sua máquina local.
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Ao carregar a planilha, o cadastro das mercadorias para venda, então, é
atualizado / inserido no DDO Frente autoatendimento.
e) Instalação do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) para operação dos
cartões de débito e crédito.
Para que o totem de autoatendimento com o DDO Frente aceite cartões de
débito e crédito como forma de pagamento, é preciso que se contrate um
serviço de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos). O serviço de TEF
homologado pela Sistemas DDO para os seus sistemas é o Sitef, produto da
Software Express (https://www.softwareexpress.com.br), e, comercializado
pela Skytef (https://www.skytef.com.br). Esse sistema está instalado na
pasta TEF:
Para que a empresa (o supermercado, a padaria etc) use o TEF para receber
suas vendas com os cartões de débito e crédito, ela precisa, em sequência:
e.1) Contratar um adquirente” para os seus recebimentos. São
exemplos de empresas “adquirentes”: Bin, Cielo, Rede, Stone, Getnet etc.
A Sistemas DDO se familiariza e recomenda a Bin
(https://www.bin.com.br) como “adquirente” por melhor experiência no
atendimento pós venda, no entanto, declara, desde já, que não possui
qualquer relação de parceria ou sociedade.
O que é uma empresa “adquirente” de meios de pagamentos?
Uma empresa “adquirente” de meios de pagamentos é uma entidade
financeira que “cobra do devedor” e “paga ao credor” o valor da venda das
mercadorias. Na verdade, a adquirente é a empresa que “busca no banco do
comprador” o dinheiro daquele que “passou o cartão” na loja (porque ele
paga uma fatura para o banco dele), e, após, deposita aquele dinheiro na
conta da loja que “aceitou o cartão”.
Na contratação de uma empresa adquirente, é necessário negociar três
questões importantíssimas:
As taxas cobradas por operação (percentuais de descontos das
vendas);
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Quais “bandeiras” aquela empresa “adquirente” consegue aceitar
em suas máquinas *1;
Em quais bancos essa “adquirente” faz depósitos, pra ter certeza
que a conta corrente da loja está no banco correto.
*1: “Bandeira” é a marca do cartão, do chip ou da tarjeta magnética
do cartão. Exemplos são “Visa”, “Master”, “Amex” etc.
No processo de contratação, serão fornecidos documentos cadastrais
da empresa (Contrato Social, CNPJ, Documentos dos sócios, documentos das
contas bancárias etc). Finalizando a contratação, a empresa adquirente
fornecerá uma chave, um código alfanumérico, a que chamamos de “Chave
do Cliente”.
e.2) Essa “Chave do Cliente” (ou “Código do Estabelecimento”, ou
“Terminal Virtual”) deve ser usada para preenchimento do formulário de
contratação do Sitef (Produto, então, da Software Express, vendido pela
Skytef). Tal formulário será fornecido pela Skytef.
A Skytef, então, processará aquele formulário e, após contratados os
seus serviços com a loja, fornecerá, por e-mail, um arquivo executável
(wnblscli.exe) e outro digo, o que chamaremos, agora, de “Código Sitef”.
Grave o arquivo “wnblscli.exe” na pasta TEF.
Onde devo inserir o Código Sitef fornecido pela empresa
Skytef?
Execute, na pasta TEF, o arquivo “wnblscli.exe”. Será mostrado o
seguinte formulário:
e.3) Insira o seu “Código Sitef”, execute, e, pronto! o seu DDO Frente
autoatendimento, agora, já pode aceitar cartões de débito e crédito e o fruto
das vendas será creditado na conta bancária da sua empresa, aquela conta
informada na contratação da “adquirente”.
Cuidado: É importante que você teste todo este procedimento em
detalhes. Faça, você mesmo, uma compra com seu cartão no DDO Frente.
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Veja se o valor decorrente daquela venda é, corretamente, creditado na conta
bancária da sua empresa.
f) Configuração do serviço de retorno de PIX (Quando não contratado com o
próprio TEF).
O PIX é o meio de pagamento digital, teoricamente, até o momento, livre de
tarifas. No entanto, para usar o meio de recebimento PIX sem custo, algum
funcionário do estabelecimento deveria estar permanentemente consultando
o extrato bancário da loja para se certificar que um ou outro cliente, de fato,
fez o pagamento. Tal procedimento seria inviável, especialmente, em um
ambiente onde se preza pela automação comercial, como é o que se faz no
uso de totens de autoatendimento SelfBR.
Para que o sistema DDO Frente possa receber, dos bancos, uma mensagem
eletrônica, automática, dizendo se uma venda foi recebida corretamente por
PIX, um serviço de “retorno de transação bancária” precisa ser contratado.
O sistema DDO Frente pode operar de duas formas quanto ao “retorno da
transação bancária por PIX”:
f.1) Usando uma contratação do serviço de TEF, para, além dos
cartões, processar PIX;
Quando a empresa contrata um serviço de TEF, como, por exemplo,
aquele explicado no tópico anterior, ela pode decidir por contratar, em
conjunto, o PIX “na própria maquininha de cartão”. Nesse caso, quem
fornecerá a informação digital ao DDO Frente de que o PIX foi recebido é o
próprio Sitef. Se sua empresa contrata, junto ao TEF, o serviço de retorno de
PIX, será preciso realizar, no DDO Frente, a seguinte configuração:
f.1.1) Acesse o menu “Configurações”:
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f.1.2) Acesse “Configurações TEF”, e, depois:
Atenção: O grande inconveniente de se contratar retorno de PIX pelo
TEF é que o QRCODE para o cliente ler com o seu smartphone e pagar
aparecerá no visor da maquininha de cartão (O pinpad), e, não, na tela do
totem. O QRCODE na maquinha de cartão não é intuitivo, é muito pequeno,
e, frequentemente, o cliente fica aguardando na tela, sem olhar para o
pinpad, até que o tempo se expira e a venda é cancelada.
f.2) Contratando um serviço de retorno direto do banco onde a
empresa mantém a conta corrente para serem depositadas as vendas com
PIX.
A maioria dos bancos vendem o serviço de retorno de PIX diretamente
para os seus clientes, as lojas. O DDO Frente homologa os serviços dos
seguintes bancos, até o momento:
Itaú;
Efi;
Mercado Pago.
A grande vantagem de se contratar um serviço de retorno de PIX
diretamente com os bancos, além de, na maioria dos casos, a tarifa ser menor
para negócios com pequenos volumes, o sistema DDO Frente produzio seu
próprio QRCODE, grande, visível e intuitivo, diretamente no monitor do
sistema, e, não, na maquininha de cartão.
A grande desvantagem é que o processo de integração do DDO Frente
com as “API’s” dos bancos é complexo e moroso e sempre precisará ser
realizada pelos programadores da Sistemas DDO. Não uma lista de
procedimentos amigáveis, que, uma vez executada pelo profissional de TI da
empresa, esteja o sistema 100% operante sem ajuda dos programadores.
O que fazer para receber PIX no DDO Frente e processar o
retorno digital diretamente com o banco, sem usar o TEF?
Em primeiro lugar, consulte a Sistemas DDO quanto ao seu banco, se
há suporte para integração de API de retorno de PIX. Então, havendo,
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contrate com o seu banco o retorno de PIX e requeira os seguintes dados do
seu cadastro:
URL endereço eletrônico da API de retorno de PIX do banco;
Token Chave de conexão com a API (Espécie de uma senha de
acesso);
Client ID Código do correntista. É o código de identificação digital
da sua empresa no banco;
Cliente Secret Chave criptográfica do cliente.
De posse de tais dados, contate a Sistemas DDO para realizar as
configurações necessárias ao funcionamento da API. Após, seu DDO Frente
estará pronto para transacionar com PIX de forma 100% direta com o seu
banco, sem intermediários.
4) A conta de usuário do Windows “Autoatendimento” (Para TI’s
Conteúdo avançado 02):
Nesta conta é executado, propriamente, o DDO Frente em seu modo
autoatendimento. É a conta local do totem SelfBR. Se você tentar se conectar
a esta conta, por área de trabalho remota, um erro do script de comando que
força a abertura do DDO Frente no monitor touchscreen será visível:
É um erro da linguagem / Ide AutoHotKey.
O profissional de TI, avançado, se precisar realizar configurações ou
manutenções, nesta conta, por área de trabalho remota, deverá:
a) Encerre o AutoHotKey pelo ExitApp, ou pelo menu de aplicativos da barra
de tarefas, próximo ao relógio do Windows. Use o botão direito do mouse e
clique em “Parar / Encerrar” ou “Exit”:
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Pronto, agora você terá acesso às funcionalidades normais do Windows, sem
interferência indesejável do script “Kiosk.ahk”, executado em AutoHotKey.
O que é o script Kiosk.ahk?
É um programa com comandos executados pela quina AutoHotKey e
iniciado imediatamente ao carregamento do sistema operacional porque o
seu atalho está gravado na pasta inicializar do Windows, na conta do usuário
“Autoatendimento”.
O atalho do executável em lotes (.bat), é disparado no carregamento do
Windows. Ele faz executar o arquivo de lotes .bat que inicializa, por sua vez,
o script kiosk.ahk. Os arquivos executáveis (o .bat e o .ahk) estão, de fato,
instalados na pasta do sistema DDO Frente, na conta do usuário
“Administrador”.
O script kiosk.ahk tem a função de manter o Google Chrome em execução,
em modo fullscreen, e, ainda, seu serviço mantém a barra de tarefas oculta
e impede que o usuário final acesse outras funcionalidades da máquina. Se,
por algum motivo, o usuário conseguir fechar o Chrome, e por consequência
o próprio DDO Frente, em segundos, estes serão carregados novamente.
5) Considerações iniciais: Integração do DDO Frente
autoatendimento com outros sistemas (Para TI’s Conteúdo
avançado 03):
O DDO Frente é um módulo nativo do ERP Privatus, produto da empresa
Sistemas DDO. Para saber mais sobre o DDO ERP Privatus, acesse
www.sistemasddo.com.br. Quando, na mesma empresa, a contratação e
operação do DDO ERP Privatus, não nenhuma necessidade de se trabalhar
em processos de integração. Ela é nativa entre os dois sistemas.
Este manual, no entanto, trata especialmente da integração do DDO Frente
em seu modo autoatendimento, fornecido junto aos totens SelfBR, para
operação integrada com outros ERP’s, de outros fornecedores.
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Por que uma empresa precisa de outros sistemas além do DDO Frente
autoatendimento?
O DDO Frente é um sistema de PDV (Ponto de Venda). Suas funções, como
todos os outros PDV’s, são, basicamente, realizar vendas no varejo, por
identificação em código de barras ou etiquetas de balanças, emitir cupons
fiscais eletrônicos atendendo a legislação tributária e operar os meios de
pagamentos eletrônicos (PIX e cartões).
As demais necessidades de uma empresa, uma loja, como, por exemplo,
computar e controlar estoques, contas a receber, contas a pagar, custos,
despesas, escrituração fiscal, fretes e logística, folha de pagamento, e,
especialmente, contabilidade, são realizadas com o uso de outros softwares,
os chamados ERP’s (Enterprise Resource Planning", que significa
"Planejamento de Recursos Empresariais").
Portanto, se a sua empresa possui essas ferramentas, um ERP, certamente
será desejável, na maioria dos casos, que você faça o seu DDO Frente
autoatendimento se comunicar com o seu ERP. A tal processo, chamamos de
“integração”.
A integração é obrigatória?
Não. É possível, especialmente em pequenos estabelecimentos, sobretudo
em lojas de autosserviços de condomínios, aeroclubes etc, a operação do
DDO Frente autoatendimento sem qualquer integração com nenhuma outra
aplicação. Na prática, o que se faz, nesse caso é o cadastro manual das
mercadorias e seus preços de venda diretamente nas telas do DDO Frente
autoatendimento, e, de tempos em tempos, a emissão de relatórios de
vendas pelo próprio sistema. No máximo, então, um contador digitará,
manualmente, tais informações de vendas nos seus programas próprios de
escritório de contabilidade, posteriormente, para apuração de impostos.
6) Modos de integração do DDO Frente autoatendimento com outros
sistemas (Para TI’s Conteúdo avançado 04):
O sistema DDO Frente autoatendimento precisa receber o cadastro das
mercadorias a serem vendidas, com preços, tributação, unidades de medidas,
pesos etc (ENTRADA DE DADOS).
O sistema DDO Frente autoatendimento precisa fornecer relatórios das
mercadorias vendidas e dos meios de recebimento utilizados (SAÍDA DE
DADOS).
A entrada e a saída de dados, no DDO Frente autoatendimento, podem ser
realizadas por três métodos de integração disponíveis:
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a) Por nenhum método de integração, ou seja, pela entrada e saída de dados
de forma manual:
a.1) O DDO Frente autoatendimento pode ser alimentado, quanto ao
cadastro de mercadorias, pela digitação na sua interface de cadastro, ou,
importando as mercadorias e seus preços diretamente de uma planilha de
M.Excel.
a.1.1) Por inserção de dados na interface do sistema:
Na tela inicial, acione “Mercadorias”
Após, escolha, Novo
cadastro.
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Cadastre o novo item preenchendo todos os campos com atenção,
inclusive, com respaldo de um contador, os campos de tributação.
a.2) O DDO Frente autoatendimento pode ser alimentado por
importação de cadastros de mercadorias digitados em planilha de M.Excel
(.xls). O usuário pode digitar o cadastro das suas mercadorias em uma
planilha de M.Excel e, na interface de upload do DDO Frente
autoatendimento, carregar a planilha para que o seu cadastro seja atualizado
ou substituído.
a.2.1) Em primeiro lugar, você precisa da “Planilha Modelo”, ou
seja, uma planilha virgem, em branco, com os campos adequados a serem
preenchidos. Melhor do que isso, você precisa de uma planilha com algumas
linhas preenchidas, a título de exemplo. Para exportar tal planilha, no DDO
Frente, faça:
Se você acabou de adquirir o totem SelfBR, esta planilha vem,
por padrão, preenchida com três mercadorias, a título de exemplo. É a
planilha:
Antes de preencher cada linha, com o cadastro de uma
mercadoria, é necessário desbloquear a planilha. Preencha todos os campos,
especialmente, os campos de preço unitário, peso, descrição da mercadoria
e código de barras (EAN). Após, envie esta mesma planilha para o seu
contador para que ele possa terminar de preencher os campos de
classificação fiscal, como o NCM e o CST, e, os campos de tributação,
conforme o seu regime tributário específico.
Use o botão “Exportar
Mercadorias”. Ele
construirá uma
planilha com todo o
seu cadastro de
mercadorias e salvará
em sua pasta
downloads.
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a.2.2) Em segundo lugar, com a planilha pronta, inicie o botão
de “Importar Mercadorias”:
Após:
Muita atenção precisa ser dispendida nesta tela. Se você
selecionar “Sobrescrever”, todo o seu cadastro de mercadorias que
estava gravado no DDO Frente autoatendimento será apagado e um
novo cadastro será gravado com as mercadorias que estão na sua nova
planilha. Veja que isso é grave! No dia a dia, se você deseja acrescentar um
novo item à venda, cuide para selecionar, então, o botão “Inserir / Atualizar”.
O próximo clique trará:
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a.3) O DDO Frente autoatendimento pode fornecer os seguintes
relatórios de vendas e métodos de pagamento:
a.3.1) O arquivo texto, organizado em “Json”, com todas as
vendas realizadas pelo DDO Frente autoatendimento conforme os filtros
informados, ou, em formato de planilha do M.Excel:
Os filtros (Tipo de venda e datas):
Colha, então, o relatório de vendas na pasta “downloads”, do
Windows.
Observação importante: Os Estados possíveis das vendas são:
* Venda Fechada: É toda venda que gera um cupom fiscal
eletrônico, e está ativa. Na prática, é toda venda onde o cliente chegou até o
final do processo. É uma venda fiscal;
* Venda Fechada Cancelada: É toda venda fechada
emitida cupom fiscal - que foi cancelada.
* Venda Delivery: É toda venda que se faz, precariamente, no
checkout, através de uma encomenda recebida de um cliente por telefone ou
aplicativo, onde, de fato, alguém na loja separa as mercadorias do cliente,
processa o meio de recebimento (geralmente venda em convênio, por nota
promissória), e, então, fica aguardando a entrega (ou a retirada) para a
emissão do cupom fiscal. Na prática, é uma venda que teve financeiro, mas,
de fato, ainda, não teve a concretização fiscal (emissão do cupom fiscal);
Os “Estados” possíveis
das vendas são:
* Fechada
* Fechada Cancelada
* Delivery
* Delivery Cancelada
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* Venda Delivery Cancelada: É toda venda Delivery da qual
não houve a entrega ou a retirada das mercadorias, pelo cliente, e, então, o
processo foi interrompido, cancelado.
O relatório:
a.3.2) Os clássicos relatórios, para impressão, “Leitura X” e
“Redução Z”:
Em seguida:
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Por final, escolha um período para impressão. O período de
impressão é o intervalo de tempo entre a “abertura” e o “fechamento do
caixa”:
Se você escolher “Relatório Sintético”, na próxima tela, será
exibido o que era a clássica Redução Z.
Se você escolher “Relatório Analítico”, na próxima tela, será
exibido o que era a clássica Leitura X.
De forma muito precária, a Redução Z é o relatório de vendas
totalizador por meio de recebimento. Antigamente, na época das
“impressoras fiscais”, ele representava um resumo das vendas por tipo
tributário.
A Leitura X, ao contrário, é o relatório detalhado do movimento
de caixa, como se fosse um extrato da gaveta de dinheiro daquele checkout.
Ele mostra o saldo inicial de caixa, todo o movimento ocorrido no período,
operação por operação, e, ao final, o saldo daquele checkout.
Nenhum desses relatórios, no entanto, trazem informações
quanto as mercadorias que ali foram vendidas.
Seguem as ilustrações:
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b) Pela integração através de troca de arquivos (.csv e .txt / json) em
diretório compartilhado na rede, do Windows ou partição Samba do Linux:
duas pastas compartilhadas na rede previamente instaladas no DDO
Frente:
integrar_produtos
integrar_vendas
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23
A pasta “integrar_produtos” é o local onde o seu ERP deve gravar um
arquivo texto contendo o cadastro das mercadorias com seus preços e
tributação. O sistema DDO Frente procurará por este arquivo ao ser
iniciado, e, então, atualizará o seu cadastro de mercadorias.
O arquivo texto deverá:
b.1) Ser nomeado como “atualizar.txt” ou “sobrescrever.txt”;
* Se for “atualizar.txt”, o sistema somente acrescenta os novos
itens ao cadastro vigente. Se, no arquivo, estiverem presentes
mercadorias com o mesmo ID do cadastro vigente, então, os
campos de cadastro daquelas mercadorias serão atualizados.
* Se for sobrescrever.txt”, o sistema apagará todo o cadastro
vigente e o substituirá pelos novos registros advindos do arquivo
texto.
* Se os dois arquivos estiverem presentes na pasta, no momento
da inicialização do DDO Frente, o “sobrescrever.txt” prevalecerá.
Após a leitura e processamento do arquivo .txt, o DDO Frente o
apagará, deixando o diretório vazio para um próximo comando.
b.2) Ser escrito com caracteres em codificação UTF-8 (a mesma do
Bloco de Notas do Windows);
Cada linha do arquivo representa o cadastro de uma mercadoria para
venda. Uma linha possui .... campos, todos são separados por “|”
(pipeline). Ao final de cada linha, após o último campo, devem ser
acrescentados os caracteres de quebra de linha e retorno de
ponteiro “\r\n”, caracteres 13 e 10 da tabela ASCII.
b.3) O arquivo deve possuir os seguintes campos:
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Nome do campo
Função do campo
no cadastro
Tipo
de
dados
Tamanho
máximo
(Qtd
caracteres)
Observação importante
*id
Identificador único do
produto no sistema
int
6
O id tem que ser um número de 1
a 999999.
*descricao
Descrição do produto.
string
255
-
*valor_unitario
Valor unitário do
produto.
float
-
Número com até 2 casas
decimais.
*unidade_medida
Unidade de medida.
string
6
Ex: UN, KG, PCT.
valor_editavel
Indica se o valor pode
SIM ou NÃO ser
editado.
string
255
‘S’ ou ’N’.
*ncm
Código NCM do
produto.
string
10
Sem pontos.
*cest
Código CEST do
Produto.
string
7
Sem pontos.
peso
Peso do produto.
float
-
Número com até 4 casas
decimais.
tipo_cod_barras
Tipo de código de
barras.
string
255
Pode ser “EAN”, “PROP” e
“UNICO”.
*codigo_barras
Código de barras do
produto.
string
13
Todos os códigos de barras terão
que ter os 13 dígitos (Ex:
0000000101905).
codigo_balanca
Identificador único do
produto na balança.
int
-
-
servico
Indica se o produto é
um serviço.
string
255
‘S’ ou ’N’.
*grupo
Grupo do produto.
string
255
Não pode estar em branco.
cst_icms
CST ICMS do produto.
string
3
-
percentual_icms
Percentual ICMS do
produto.
int
-
-
cst_pis
CST PIS do produto.
string
2
-
aliquota_pis
Alíquota PIS do
produto.
float
-
Número com até 2 casas
decimais.
percentual_pis
Percentual PIS do
produto.
float
-
Número com até 2 casas
decimais.
aliquota_pis_st
Alíquota PIS ST do
produto.
int
-
-
percentual_pis_st
Percentual PIS ST do
produto.
int
-
-
cst_cofins
CST COFINS do
produto.
string
2
-
aliquota_cofins
Alíquota COFINS do
produto.
float
-
Número com até 2 casas
decimais.
percentual_cofins
Percentual COFINS do
produto.
float
-
Número com até 2 casas
decimais.
aliquota_cofins_st
Alíquota COFINS ST
do produto.
int
-
-
percentual_cofins_st
Percentual COFINS ST
do produto.
int
-
-
deducao_issqn
Dedução ISSQN do
produto.
int
-
-
aliquota_issqn
Alíquota ISSQN do
produto.
int
-
-
municipio_gerador_is
sqn_id
Identificador único do
município gerador
ISSQN do produto.
int
-
-
codigo_servico
Identificador único do
serviço.
string
5
-
codigo_servico_muni
cipio
Identificador único do
município do serviço.
string
20
-
natureza_operacao_i
ssqn
Natureza da Operação
ISSQN.
int
-
-
incentivo_fiscal_issqn
Incentivo Fiscal
ISSQN.
int
-
1=SIM ou 2=NAO.
*cfop
CFOP do produto.
string
255
-
valor_12741
Lei do Imposto na
Nota (Lei nº
float
-
Número com até 2 casas
decimais.
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25
12.741/12, de 8 de
dezembro de 2012).
vasilhame_id
Identificador único do
vasilhame do
produto.
int
-
-
liquido_id
Identificador único do
líquido do produto.
int
-
-
classificacao
Classificação do
produto.
string
255
Pode ser
“MATERIA_PRIMA_DIVERSO”,
“ELABORACAO_ACABADO” ou
“SERVICO”.
valor_com_desconto
Valor com desconto
que pode ser utilizado
por Clube de
Vantagens, Vouchers
etc.
float
-
Número com até 2 casas
decimais.
preco_diferenciado
Indica se um produto
pode ter dois preços
diferentes.
float
-
Número com até 2 casas
decimais.
descricao_preco_difer
enciado
Descrição do preço
diferenciado do
produto.
string
255
Ex: Gelado, Quente, Com
cobertura.
icms_incide_pis_cofin
s
Informa se o ICMS
compõe, ou não, a
base de cálculo do
PIS e da COFINS
string
1
‘S’ ou ’N’.
img1
Imagem 1 do
produto.
string
255
Caminho lógico de uma imagem
img2
Imagem 2 do
produto.
string
255
Caminho lógico de uma imagem
(somente para e-commerce)
img3
Imagem 3 do
produto.
string
255
Caminho lógico de uma imagem
(somente para e-commerce)
img4
Imagem 4 do
produto.
string
255
Caminho lógico de uma imagem
(somente para e-commerce)
img5
Imagem 5 do
produto.
string
255
Caminho lógico de uma imagem
(somente para e-commerce)
Exemplo de linha do arquivo:
[259|Bolacha recheada Morango|10.54|UM|N| ... |N|C:/imagens/259.jpg|||||]
Obs.: Os “...” no meio da linha são estranhos ao formato. os
colocamos para exemplificar que nossa linha é extensa e queremos mostrar o
seu começo e o seu final. O meio, então, interessa pouco.
A pasta “integrar_vendas” é o local onde o seu ERP deve buscar o
arquivo texto (.csv / planilha) contendo as vendas.
O seu ERP deve gravar, nesta pasta, uma ordem para emissão do
relatório de vendas. Esta ordem é um arquivo texto com as seguintes
características:
b.4) Ser nomeado como “fechada” ou “delivery” em arquivo texto
(.txt);
O nome do arquivo representa o relatório de quais vendas você deseja
extrair. O arquivo “fechada.txt” ordenará ao DDO Frente que monte um relatório
das vendas que foram concluídas, ou seja, das quais foram emitidos, inclusive,
os cupons fiscais; O arquivo “delivery.txt” ordenará ao DDO Frente que monte
um relatório das vendas que não foram concluídas ao nível de cupom fiscal, ou
seja, são vendas que geraram, até o momento, apenas “financeiro”. Uma venda
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26
fechada poderá ser ativa ou cancelada. Uma venda delivery poderá ser uma
venda ativa ou cancelada.
b.5) Ser escrito com caracteres em codificação UTF-8 (a mesma do
Bloco de Notas do Windows);
b.6) O conteúdo do arquivo deve ser:
Data Inicial | Data Final
O campo “Data Inicial” deve ser uma string representando a data da
primeira venda que se deseja consultar, no formato dd/mm/aaaa, inclusive,
contendo os separadores “/”;
O campo “Data Final” deve ser uma string representando a data da
última venda que se deseja consultar, de forma inclusiva, no formato
dd/mm/aaaa, inclusive, contendo os separadores “/”;
Deverá haver o separador “|” (pipeline) entre os campos e, ao final da
linha, não é necessário que se acrescente os caracteres terminadores ‘r\n’.
O DDO Frente fica continuamente (a cada 30 segundos) verificando se
um desses arquivos de ordem foram depositados na pasta “integrar_vendas”. Se
ele o encontrar, produz o relatório em dois formatos de arquivos, o
“vendas_fechada_dd-mm-aaaa.json” e o “vendas_fechada_dd-mm-aaaa_dd-
mm-aaaa.csve o grava na mesma pasta. Lá, então, o seu ERP, deverá copiar
tal arquivo para processá-lo.
Também, ao iniciar, o DDO Frente faz a leitura do arquivo de ordem.
A aparência do relatório de vendas (.csv) aberto no M.Excel:
Ele possui os seguintes campos:
Campos da venda (capa da nota), ou seja, os identificadores diretos
da venda, contados da coluna “A” em diante:
id comanda_id municipio_entrega_id uf_entrega_id estado chave data hora cpf_cnpj_destinatario
nome_destinatario tipo_logradouro_id_entrega descricao_logradouro_entrega numero_entrega
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tipo_complemento_id_entrega descricao_complemento_entrega bairro_entrega
informacoes_adicionais valor_desconto valor_despesa valor_bruto valor_liquido sessao_sat_id
chave_acesso_cfe troco usuario_id venda_delivery valor_icms valor_pis valor_cofins
codigo_destinatario autorizado id_pedido_erp data_emissao_orcamento_erp nome_entrega
telefone_entrega modo_atendimento
Campos das mercadorias (itens vendidos em cada venda). São os
classificadores e identificadores diretos das mercadorias que compõem as
vendas. Esses campos se iniciam na coluna “B”, imediatamente abaixo da linha
da venda, e seguem até o final:
id venda_id mercadoria_id impresso usou_balanca quantidade valor_unitario valor_desconto
valor_despesa valor_bruto valor_liquido valor_12741 cst_icms csosn percentual_icms cst_pis
bc_pis aliquota_pis percentual_pis bc_pis_st aliquota_pis_st percentual_pis_st cst_cofins bc_cofins
aliquota_cofins percentual_cofins bc_cofins_st aliquota_cofins_st percentual_cofins_st
deducao_issqn municipio_gerador_issqn_id servico codigo_servico_municipio
natureza_operacao_issqn incentivo_fiscal_issqn valor_icms cfop valor_pis valor_cofins
codigo_operacao_erp observação
Campos dos meios de recebimentos (das diversas parcelas da venda).
São os classificadores e identificadores diretos dos meios de pagamentos
(Cartões, PIX etc). Esses campos se iniciam na coluna “C”, imediatamente abaixo
da última linha de mercadoria, daquela venda, e seguem até o final:
id venda_id finalizadora_id credenciadora_cartao_id valor cheque_data cheque_cpf_cnpj
cheque_nome cheque_banco cheque_agencia cheque_conta cheque_numero cheque_cmc7
cartao_credito_numero_cartao cartao_credito_numero_operacao cartao_debito_numero_cartao
cartao_debito_numero_operacao duplicata_data_emissao duplicata_data_prevista
duplicata_numero promissoria_data_vencimento promissoria_nome_devedor
promissoria_cpf_cnpj_devedor promissoria_numero outro_data_vencimento
outro_nome_devedor outro_cpf_cnpj_devedor outro_numero duplicata_nome_devedor
duplicata_cpf_cnpj_devedor duplicata_rg_ie_devedor duplicata_tipo_logradouro
duplicata_logradouro duplicata_numero_devedor duplicata_bairro duplicata_tipo_complemento
duplicata_complemento duplicata_uf duplicata_municipio duplicata_numero_cfe_sat
titulo_retirado data pix_txid pix_codigo_pagamento pix_status pix_devedor_cpf_cnpj
pix_devedor_nome cartao_quantidade_parcelas promissoria_vencimento_timestamp
codigo_barras_titulo pago
c) Pela remessa e retorno de dados pelo protocolo http POST json:
O DDO Frente poderá ser integrado com quaisquer ERP’s, máquina a
máquina, de forma nativa, por requisições http POST json. Na verdade,
inclusive, este é o método natural de troca de dados entre o DDO Frente e o
seu ERP pai, o DDO Privatus ERP.
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Em tal modo de integração, o DDO Frente funciona sempre como um servidor
web e, o ERP, então, deve requisitá-lo por http POST. Na verdade, em várias
instalações entre DDO Frente e o Privatus ERP, este papel de cliente / servidor
também pode ser invertido, no entanto, neste trabalho, tais modos não serão
tratados.
Como produzir uma requisição http POST ao DDO Frente para receber
relatório de vendas?
Para a exportação das vendas, digite na barra de endereços do seu navegador
de internet, o seguinte:
http://192.168.0.88/frente/terminal.php?rota=exportar_vendas_txt&integr
ar_autoatendimento=S&estado=FECHADA&sl_data_inicio=01/01/2025&sl_d
ata_final=31/12/2025&api=S
Veja que o “192.168.0.88” é o IP da máquina, do totem onde está instalado
o DDO Frente. O estado=FECHADA é o tipo de relatório que você deseja com
as vendas filtradas como tipo “Fechada”. Poderia ser, também, “Delivery” ou
“Delivery_Cancelada”. Depois temos os filtros de data inicial e data final do
relatório. Por fim, tem-se a diretiva “api=S”. Ela informa, ao DDO Frente, que
você deseja trazer essas vendas para o seu navegador.
O resultado é:
Se você deseja automatizar o recebimento do relatório de vendas por arquivo
de lotes de comandos executáveis (.bat), é possível enviar a requisição http
POST por linha de comando (CMD.exe) e receber, de volta, o relatório de
vendas, em um arquivo texto, na sua máquina. Vejamos:
Abra o CMD.exe como administrador e digite o seguinte comando:
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curl -X POST "http://192.168.0.88/frente/terminal.php" ^
-H "Content-Type: application/x-www-form-urlencoded" ^
--data
"rota=exportar_vendas_txt&integrar_autoatendimento=S&estado=FECHADA
&sl_data_inicio=01/01/2025&sl_data_final=01/02/2025&api=S" -o
resposta.txt
Ele gravará, em “resposta.txt”, na mesma pasta onde você está executando
o CMD, o seu relatório de vendas em formato json (extensão .txt):
Pronto, é possível, então, automatizar a leitura das vendas ocorridas no seu
totem de autoatendimento SelfBR da forma limpa e tecnológica, por
requisições http POST json.
Atenção: A escrita de um relatório muito longo, tal como é o relatório
de vendas ocorridas, pode fazer com que o computador onde está “rodando”
o DDO Frente se torne lento, travando, atrapalhando a operação do usuário
final. Escolha um horário neutro, preferencialmente de loja fechada, para a
requisição de tais relatórios.
Como produzir uma requisição http POST ao DDO Frente para que ele inclua
uma mercadoria no seu cadastro, ou, sobrescreva o cadastro todo?
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30
É possível requisitar ao DDO Frente, por linha de comando (.bat), que ele
inclua, em seu cadastro, uma mercadoria, ou, que sobrescreva o cadastro.
Na verdade, é possível requisitar, também, pelo navegador web. Mas, como
são muitos campos, é inviável usar o navegador para tal tarefa, que ele
exige digitação manual. Vamos a um exemplo:
Em primeiro, faça um arquivo texto com o seguinte conteúdo cadastral, em
formato json:
{"7622210573384":{"id":331,"descricao":"Chocolate Lacta
34g","valor_unitario":3.5,"unidade_medida":"UN","valor_editavel":"N","ncm
":"18063210","cest":"1700300","peso":0,"tipo_cod_barras":"EAN","codigo_
barras":"7622210573384","codigo_balanca":0,"servico":"N","grupo":"Achoc
olatado","cst_icms":"500","percentual_icms":0,"cst_pis":"8","aliquota_pis":
0,"percentual_pis":0,"aliquota_pis_st":0,"percentual_pis_st":0,"cst_cofins":
"8","aliquota_cofins":0,"percentual_cofins":0,"aliquota_cofins_st":0,"percen
tual_cofins_st":0,"deducao_issqn":0,"aliquota_issqn":0,"municipio_gerador
_issqn_id":0,"codigo_servico":"","codigo_servico_municipio":0,"natureza_o
peracao_issqn":0,"incentivo_fiscal_issqn":0,"cfop":"5102","valor_12741":0,
"vasilhame_id":0,"liquido_id":0,"classificacao":"MATERIA_PRIMA_DIVERSO"
,"valor_com_desconto":0,"preco_diferenciado":0,"descr_preco_diferenciado
":"","icms_incide_pis_cofins":"S","img1":"","img2":"","img3":"","img4":"","i
mg5":""}}
Salve o arquivo, na sua pasta de trabalho do Windows, como
“mercadorias.json”;
Faça o seguinte comando pelo CMD.exe (como administrador):
curl -X POST "http://192.168.0.88/frente/administrador.php" ^
-H "Content-Type: multipart/form-data" ^
-F "rota=importar_mercadorias" ^
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31
-F "integrar_frente=S" ^
-F "retaguarda=S" ^
-F "hd_importacao=sobrescrever" ^
-F "importar_arquivo[email protected]"
A codificação dos caracteres, no arquivo json, precisa ser UTF-8 (A mesma
do Bloco de Notas do Windows).
Execute o comando, e, obtendo sucesso, o sistema DDO Frente retornará
algo como {"operacao":"sucesso","mensagem":"Mercadorias integradas com
sucesso."};
O que define se o seu comando deve acrescer ao cadastro de mercadorias
anteriores uma nova, ou, ao contrário, se deve substituir integralmente o
cadastro por um novo (sobrescrever) é a diretiva -F
"hd_importacao=sobrescrever" ^. Se esta diretiva for preenchida como
“sobrescrever”, o sistema substituirá todo o cadastro anterior, vigente, pelo
novo advindo com a requisição POST, ainda, que, na requisição, venha uma
mercadoria. Se esta diretiva for preenchida com “atualizar”, então, a(s)
nova(s) mercadorias advindas com a requisição serão somadas ao cadastro.
Este é o manual de integração...
Data da redação:
10/01/2025
Redator:
Rogério
Conferente:
Danilo
Versão atual do DDO Frente:
V2.29
Observações:
Aplicar nas integrações entre o DDO Frente,
especialmente no modo autoatendimento, e
um ERP qualquer