MANUAL DO USUÁRIO – DDO
FRENTE AUTOATENDIMENTO -
MULTICOMANDAS
Guia Completo de Operão do DDO Frente Autoatendimento:
Assistente Virtual para Pagamentos Por Meio de Comandas
Autor
Vitor H. Scatena
Jales
2025
MANUAL DO USUÁRIO – DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO - MULTICOMANDAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
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SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ....................................................................... 2
1.1 Como é Feito o Registro de Pedidos em uma Comanda? ................ 2
2. INICIANDO O ATENDIMENTO .............................................. 4
2.1 Iniciando Pagamento dos Itens Registrados na Comanda ............... 4
2.2 Identificando Comanda ...................................................................... 5
2.3 Lista dos Itens Registrados na Comanda .......................................... 6
2.4 Vinculando CPF ou CNPJ ao Cupom Fiscal ...................................... 8
2.5 Definindo Método de Pagamento ...................................................... 9
3. POSSÍVEIS MENSAGENS E ERROS DO SISTEMA .......... 12
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1. INTRODUÇÃO:
Este manual tem como objetivo
apresentar as instruções de uso do Sistema
DDO Frente Autoatendimento -
Multicomandas, desenvolvido, mantido e
comercializado pela empresa Sistemas DDO.
Trata-se de uma solução para o gerenciamento
de pedidos e pagamentos, principalmente em
estabelecimentos do setor de alimentação e
serviços, como restaurantes, conveniências,
cafeterias, bares, buffets, entre outros. O
sistema, com funcionalidade multicomandas,
permite que os clientes recebam uma comanda
única para registrar seus pedidos e,
posteriormente, realizar o pagamento de
maneira autônoma por meio dos Totens de
Self Checkout da Marca SelfBR.
Ao adentrar no estabelecimento, o cliente recebe uma comanda única,
que será utilizada para registrar seus pedidos durante toda a sua permanência.
Esta comanda serve como um identificador exclusivo no sistema, permitindo que
os pedidos sejam atribuídos ao cliente específico.
1.1. Como é Feito o Registro de Pedidos em uma Comanda?
No sistema DDO Frente Autoatendimento - Multicomandas, o
registro de pedido nas comandas é realizado para garantir a correta
associação entre cada item consumido e o cliente em questão. O
procedimento pode apresentar variações dependendo do tipo de
estabelecimento, mas, de modo geral, segue as seguintes etapas:
a. Entrega da Comanda: Ao chegar no estabelecimento, o cliente
recebe uma comanda única, associada a um código de
barras, presente na própria comanda.
b. Registro do Pedido: O cliente pode fazer pedidos diretamente
no balcão com um atendente. Ao solicitar um item, o funcionário
pede a comanda do cliente e, utilizando um leitor de código de
barras, escaneia o código presente na comanda. Em seguida,
o item solicitado é registrado imediatamente na comanda do
cliente.
c. Acúmulo de Consumo: Durante a permanência do cliente no
estabelecimento, ele pode adicionar novos pedidos à mesma
comanda sem a necessidade de realizar o pagamento imediato.
Cada novo pedido segue o mesmo processo de registro.
Todos os produtos consumidos ficam acumulados e vinculados
à comanda do cliente. O total da comanda será calculado
apenas no momento do pagamento.
Figura 1: Totem de Self
Checkout da Marca SelfBR
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No momento da saída, o cliente se dirige ao totem de autoatendimento da
marca SelfBR, onde pode consultar o total de seus pedidos e visualizar os
itens solicitados. O sistema apresenta uma lista detalhada dos itens
consumidos. Em seguida, o cliente segue as instruções fornecidas pelo totem
para realizar o pagamento, utilizando as opções de pagamento disponíveis,
como cartões de débito, crédito ou PIX.
Este manual descreve, de maneira detalhada, os procedimentos
operacionais do sistema DDO Frente Autoatendimento - Multicomandas, com
foco no funcionamento do totem de autoatendimento para a finalização das
comandas (pagamento). A operação do totem segue etapas definidas, desde a
leitura da comanda até a confirmação do pagamento.
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2. INICIANDO O ATENDIMENTO:
Ao ligar o totem, a interface do sistema DDO Frente Autoatendimento
será apresentada ao cliente. A tela inicial (Figura 2), exibida em modo fullscreen
(tela cheia), é carregada automaticamente no navegador configurado para
operar em modo kiosk
, assegurando que o usuário não tenha acesso a outras
aplicações instaladas no dispositivo.
Como mostrado na Figura 2, a interface do sistema conta com a presença
de uma personagem animada, chamada DDORA (DDO Rápido Atendimento).
A DDORA é responsável por guiar o usuário durante todo o processo de
autoatendimento, auxiliando no registro das comandas e na finalização com
pagamento.
2.1 Iniciando Pagamento dos Itens Registrados na Comanda:
a. Antes de iniciar o processo de pagamento dos itens registrados na
comanda, é necessário garantir que todos os produtos e serviços
estejam devidamente cadastrados no sistema. A tela inicial, conforme
exibido na Figura 2, será apresentada ao usuário, permitindo o início
do processo de pagamento.
b. Para dar início ao processo de pagamento, o usuário deve clicar
no botão “INICIAR”, o que permitirá a leitura e identificação da
comanda, iniciando a sequência do autoatendimento.
Modo Kiosk: Conguração que restringe o disposivo a uma única aplicação, bloqueando o acesso a
outras funcionalidades.
Figura 2 – Tela Inicial do Sistema DDO
Frente Autoatendimento
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2.2 Identificando Comanda:
Após selecionar o botão “INICIAR”, o sistema guiará o usuário até a
interface de identificação da comanda do cliente (Figura 3). Inicialmente, essa
interface apresenta um campo para o usuário inserir a comanda.
Existem duas formas de identificar a comanda:
a. Leitura do código de barras: A primeira forma consiste em passar
o código de barras presente na parte traseira da comanda (Figura 4)
pelo leitor de código de barras localizado abaixo da tela do totem.
Quando o código é lido corretamente, a comanda será identificada e o
processo avançará para a próxima etapa.
Figura 3 – Interface de Identificação da Comanda
Figura 4 – Exemplo Parcial de
Comanda: Código de Barras
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b. Caso a leitura do código de barras não seja possível, o cliente pode
inserir manualmente o número correspondente à sua comanda. Para
isso, ainda na tela de identificação da comanda (Figura 3), o usuário
deve selecionar a opção “TECLADO”, localizada na parte inferior
esquerda da tela. Ao selecionar essa opção, o cliente será
redirecionado para uma nova tela, onde poderá digitar o número da
comanda utilizando um teclado virtual (Figura 5). Após inserir o
número, o usuário deve clicar no botão "AVANÇAR" para prosseguir
com a identificação e seguir para a próxima etapa.
2.3 Lista dos Itens Registrados na Comanda:
a. Após selecionar o botão “AVANÇAR”, o sistema direcionará o
usuário para a Lista de Produtos (Figura 6). Nesta interface, serão
exibidos todos os produtos que foram registrados e adicionados à
comanda do cliente, que foi previamente identificada.
Nesta etapa, é possível adicionar novos itens à lista de produtos por
meio da leitura de seus digos de barras, caso o item ainda não
tenha sido registrado na comanda. A lista exibe a descrição de cada
produto, uma foto ilustrativa do item, o valor unitário, a quantidade de
cada item (caso o produto seja quantificado por unidades) ou o peso
(caso o produto seja registrado por peso), e o valor total de todas as
mercadorias registradas.
Figura 5 – Interface de Identificação da Comanda
Com Teclado Virtual
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b. Nesta etapa, é de suma importância que o usuário verifique se os
itens presentes na lista de produtos registrados na comanda
correspondem de fato ao que foi consumido/adquirido. Após realizar
a verificação, o usuário deverá clicar no botão “FINALIZAR”,
localizado no canto inferior direito da tela, para avançar para a
próxima etapa.
OBSERVAÇÃO: Caso o cliente não tenha consumido ou
adquirido nenhum item durante sua permanência no
estabelecimento, ao identificar a comanda e acessar a lista de
produtos, a tela exibirá a lista de produtos vazia, uma vez que não
haverá nenhum item vinculado àquela comanda. Neste cenário, como
não há pagamento a ser realizado, o cliente não poderá avançar para
as etapas seguintes relacionadas ao pagamento. O sistema impedirá
o avanço para essas etapas.
Nesse caso, o cliente deve selecionar o ícone com as três barras
horizontais vermelhas, localizado no canto inferior direito da tela do
totem. Ao clicar nesse ícone, será exibida a opção "Cancelar
Compra" (Figura 7). O cliente pode então selecionar o botão
“Cancelar Compra” para encerrar o processo. Não será necessário
seguir para as etapas de pagamento, e o processo será concluído
sem qualquer transação.
Figura 6 – Lista de Produtos
Figura 7 – Botão Cancelar Compra
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2.4 Vinculando CPF ou CNPJ ao Cupom Fiscal:
a. Após concluir a etapa anterior, caso haja produtos registrados na
comanda e/ou na lista de produtos, o usuário será redirecionado para
a tela de vinculação de CPF ou CNPJ (Figura 8). Nessa etapa, o
sistema oferece a opção de inserir o CPF ou CNPJ do cliente para
associá-lo ao cupom fiscal. O usuário pode digitar o número do CPF
ou CNPJ diretamente no campo designado para essa finalidade.
b. Caso o usuário prefira não vincular o CPF ou CNPJ ao cupom fiscal,
basta clicar no botão PULAR”, localizado no canto inferior direito da
tela, e seguir para a próxima etapa do processo de compra.
c. Caso o usuário deseje vincular algum documento, ele pode digitá-
lo com o auxílio do teclado virtual disponível na tela. Após inserir o
CPF ou CNPJ, basta clicar no botão “AVANÇAR”, localizado na parte
inferior da tela, conforme ilustrado na próxima imagem (Figura 9),
para prosseguir para a próxima etapa do processo de compra.
Figura 8 – Tela de Vinculação de
CPF/CNPJ no Cupom Fiscal
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2.5 Definindo Método de Pagamento:
Neste momento, fomos direcionados para a interface de definição do
método de pagamento, conforme ilustrado na Figura 10. Para efetuar o
pagamento no autoatendimento, o usuário tem à disposição três meios de
pagamento: Cartão de “CRÉDITO”, “DÉBITO” ou “PIX”.
Após selecionar o meio de pagamento, o usuário deverá seguir as
instruções na tela referentes ao método escolhido:
a. Pagamento Via Cartão de Débito ou Crédito: Após selecionar a
opção de pagamento por débito ou crédito, o usuário será
Figura 9 – Tela de Vinculação de CPF/CNPJ no
Cupom Fiscal Inserindo Dados
Figura 10 – Tela de Definição do Método de
pagamento
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redirecionado para a tela de instruções para pagamento via cartão
(Figura 11). De acordo com as orientações exibidas na interface, o
próximo passo é inserir ou aproximar o cartão de débito ou crédito na
maquininha de cartões, localizada na parte superior direita do totem,
ao lado da tela. Após digitar a senha do cartão (caso tenha sido
requerido), o usuário deve aguardar a confirmação do pagamento.
Após a confirmação, o cartão pode ser retirado.
b. Pagamento Via PIX: Ao selecionar o método de pagamento via
PIX, o usuário será redirecionado para a tela de instruções de
pagamento via PIX (Figura 12). Nessa tela, será exibido um QR Code
para a realização do pagamento. O usuário deverá, utilizando o
aplicativo do seu banco, posicionar seu aparelho sobre o QR Code
para concluir o pagamento.
Figura 12 – Instruções Para Pagamento Via Pix
Figura 11 – Instruções Para Pagamento Via
Cartão (Opções Crédito ou Débito)
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Em ambas as formas de pagamento, o usuário deverá aguardar o
processamento da transação. Após a confirmação do pagamento, o cupom fiscal
e o comprovante do meio de pagamento escolhido serão impressos. O usuário
deve retirar ambos os comprovantes da impressora para concluir o processo.
Após a impressão dos comprovantes, o usuário deverá retirar suas
mercadorias, caso tenha adquirido algum item. Em seguida, o sistema retornará
automaticamente à tela inicial de vendas, pronto para um novo atendimento.
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3. POSSÍVEIS MENSAGENS E ERROS DO SISTEMA:
A seguir, apresentamos uma tabela com possíveis erros no Sistema
DDO Frente Autoatendimento, a parte do processo em que esses erros
costumam ocorrer e as soluções recomendadas.
MENSAGEM DE ERRO
PASSO DA VENDA
SOLUÇÃO
Tela congelada
Indefinido
Reiniciar o totem no botão
de acionamento do
sistema na lateral
Desculpe, parece que não
há conexão com a internet
no momento
Início da venda
Verificar conectividade do
Totem nas configurações,
examinar cabos e
conectores de rede, verificar
roteadores/switch.
Desculpe, houve um
problema com a
maquininha de cartão
Início do pagamento
Verificar se o Pinpad está
ligado, verificar
conectividade do mesmo
com a placa mãe.
Não é possível realizar a
venda sem nenhum
produto
Finalizando a compra
Verificar se há itens
registrados na lista de
produtos. Caso não haja, o
sistema não permitirá
finalizar a venda.
O código do produto
fornecido está incorreto.
Tente novamente
Inserindo itens à lista de
produtos
Verificar se o código de
barras do produto está em
boas condições para
leitura. Verificar o cadastro
do produto no sistema.
Tente novamente ou
escolha um método de
pagamento diferente
Pagamento
Verificar se o cartão foi
inserido corretamente,
verificar se foi feito a leitura
do QR Code do PIX
corretamente.
CPF inserido é inválido
Vinculação de CPF/CNPJ
ao cupom fiscal
Verificar se o número do
documento foi digitado
corretamente, pois é feito
uma validação com o
documento.
Ocorreu um problema com
a venda.
Finalizando a compra
Entrar em contato com
nosso suporte. Sistemas
DDO (contatos na última
página).
Sua comanda não foi
localizada
Identificação da comanda
Verificar se o número da
comanda foi digitado
corretamente, certificar-se
de que a comanda está
ativa no sistema.
Tabela 1 Tabela de Possíveis Erros – Sistema
DDO Frente Autoatendimento
Material desenvolvido pela
equipe DDO
1ª edição: março de 2025
Jales - 2025
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