MANUAL DO USUÁRIO –
SISTEMA DDO FRENTE
AUTOATENDIMENTO VOLTADO
PARA PADARIAS
Guia Completo de Operação do DDO Frente
Autoatendimento Assistente Virtual Voltado para Padarias
Autor
Vitor H. Scatena
Jales
2025
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
1
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ....................................................................... 2
2. INICIANDO O ATENDIMENTO .............................................. 3
2.1 Iniciando Uma Compra ...................................................................... 3
2.2 Selecionando um Item para pesagem ............................................... 4
2.3 Pesando o Item Escolhido ................................................................. 4
2.4 Lista de Produtos e Adicionar Item por Código de Barras ................. 6
2.5 Vinculando CPF ou CNPJ ao Cupom Fiscal ...................................... 7
2.6 Definindo Método de Pagamento ...................................................... 9
3. POSSÍVEIS MENSAGENS E ERROS DO SISTEMA .......... 11
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
2
1. INTRODUÇÃO:
Este manual tem como finalidade
apresentar as instruções de uso do Sistema
DDO Frente Autoatendimento, desenvolvido,
mantido e comercializado pela empresa
Sistemas DDO. Trata-se de um sistema do
tipo PDV (Ponto de Venda), voltado
especificamente para padarias, que permite
ao cliente realizar o processo de compra de
forma autônoma por meio de um terminal de
autoatendimento com balança integrada.
O Sistema DDO Frente
Autoatendimento permite a pesagem de
produtos vendidos por peso, como pães, bolos
e itens de confeitaria, o registro das compras e
a finalização do pagamento, sem a
necessidade de interação com operadores. O
pagamento é realizado por meio de métodos eletrônicos, incluindo PIX e cartões
de débito e crédito.
Este manual descreve, de forma detalhada, os procedimentos
operacionais do sistema, abrangendo as etapas de pesagem, registro e
pagamento, com o objetivo de orientar o correto manuseio do terminal de
autoatendimento no ambiente comercial.
Figura 1: Totem de Self
Checkout da Marca SelfBR
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
3
2. INICIANDO O ATENDIMENTO:
Ao ligar o totem, o cliente será apresentado à interface do sistema DDO
Frente Autoatendimento. A tela inicial (Figura 2), exibida em modo fullscreen
(tela cheia), é carregada automaticamente junto ao navegador configurado para
operar em modo kiosk
, garantindo que o usuário não tenha acesso a outras
aplicações instaladas no dispositivo.
Como observado na Figura 2, temos a presença de uma personagem. A
principal interação com o sistema é realizada por meio dessa personagem
animada chamada DDORA (DDO Rápido Atendimento), que guia o usuário
durante todo o processo de autoatendimento. A DDORA é responsável por
auxiliar o cliente no registro dos produtos e na finalização das compras.
2.1 Iniciando Uma Compra:
a. Antes de iniciar o processo de compra, é importante garantir que
todos os produtos estejam cadastrados no sistema. A tela inicial,
mostrada na Figura 2, será exibida para o usuário, permitindo o início
do registro da compra.
b. Para começar o processo, o usuário deve clicar no botão INICIAR,
para dar início a pesagem ou/e leitura dos itens desejados.
Modo Kiosk: Conguração que restringe o disposivo a uma única aplicação, bloqueando o acesso a
outras funcionalidades.
Figura 2 – Tela Inicial do Sistema DDO
Frente Autoatendimento
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
4
2.2 Selecionando um Item para pesagem:
a. Após selecionar o botão “INICIAR”, o sistema conduzirá o usuário,
por meio da assistente virtual, até a interface de registro de produtos
(Figura 3). Esta interface apresenta uma lista com imagem e nome
de até 12 itens distintos disponíveis para pesagem. Nessa etapa, a
assistente virtual orienta o usuário a selecionar o item desejado,
clicando diretamente na respectiva imagem para prosseguir com a
pesagem.
Observação: A interface de pesagem pode ser desabilitada
nos casos em que o estabelecimento não comercializa itens a
granel.
b. Caso não haja necessidade de selecionar itens para pesagem, o
usuário deverá acionar o botão “PRÓXIMO”, localizado no canto
inferior direito da tela. Ao fazer isso, o sistema avançará diretamente
para a etapa de leitura de código de barras, conforme descrito no
Capítulo 2, tópico 2.4 - página 6 deste manual.
2.3 Pesando o Item Escolhido:
a. Após a seleção do produto na tela do totem, será exibida uma nova
interface (Figura 4) na qual a assistente virtual orientará o usuário a
posicionar o item na balança integrada ao totem. A balança está fixada
na lateral esquerda do equipamento, sobre um suporte metálico.
Figura 3 – Interface de Registro de Produtos
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
5
b. Com o produto posicionado sobre a balança, o sistema realizará a
leitura do peso e calculará automaticamente o valor correspondente à
quantidade pesada.
c. Assim que o peso for estabilizado e reconhecido pela balança, uma
nova interface será exibida, apresentando as informações do item
pesado (Figura 5). Esta interface incluirá o nome do produto, a data
da pesagem, o preço por quilo do item selecionado, o peso do produto
e o valor total a ser pago pelo cliente, ou seja, o valor referente ao
produto que foi recém-pesado.
d. O botão “ADICIONAR” será habilitado após a estabilização do
peso. Ao selecionar este botão, o produto será adicionado à lista de
itens no sistema, e o usuário será automaticamente redirecionado à
interface de registro de produtos, conforme ilustrado na Figura 3. O
Figura 4 – Interface de Pesagem
Figura 5 – Interface com Informações
Relativas ao Item Pesado
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
6
usuário pode repetir esse processo para pesar e registrar quantos
produtos desejar.
e. Após a pesagem de todos os produtos desejados, o usuário deve
selecionar o botão “PRÓXIMO” na interface de registro de produtos,
localizado no canto inferior direito da tela, conforme ilustrado na
Figura 3.
2.4 Lista de Produtos e Adicionar Item por Código de Barras:
a. Após selecionar o botão “PRÓXIMO”, o sistema direcionará o
usuário para a Lista de Produtos (Figura 6). Nessa interface, serão
exibidos os produtos que foram pesados e adicionados na etapa
anterior. Caso o usuário não tenha adicionado nenhum produto, a
interface será apresentada como uma lista vazia. Nesta etapa, os
produtos também podem ser adicionados ao carrinho por meio
da leitura de seus códigos de barras.
b. O leitor de código de barras está posicionado na estrutura do totem,
no lado esquerdo, logo abaixo do monitor. O usuário deverá aproximar
o produto do leitor para que o código seja capturado e registrado
automaticamente.
Figura 6 – Lista de Produtos (Vazia)
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
7
c. Assim que o código de barras é lido, o item será instantaneamente
adicionado à lista de produtos visível na tela do totem (Figura 7),
permitindo que o usuário acompanhe o progresso da compra.
d. Após concluir a leitura de todos os produtos desejados, o usuário
deverá clicar no botão FINALIZAR”, localizado no canto inferior
direito da tela, para avançar para a próxima etapa.
2.5 Vinculando CPF ou CNPJ ao Cupom Fiscal:
a. Após concluir a etapa anterior, o usuário será redirecionado para a
tela de vinculação do CPF ou CNPJ (Figura 8). Nessa etapa, o
sistema oferece a opção de inserir o CPF ou CNPJ do cliente para
vincular ao cupom fiscal. O usuário pode digitar o número do CPF ou
CNPJ diretamente no campo indicado.
Figura 7 – Lista de Produtos (Com Item)
Figura 8 – Tela de Vinculação de
CPF/CNPJ no Cupom Fiscal
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
8
b. Caso o usuário prefira não vincular o CPF ou CNPJ ao cupom fiscal,
basta clicar no botão PULAR”, localizado no canto inferior direito da
tela, e seguir para a próxima etapa do processo de compra.
c. Caso o usuário deseje vincular algum documento, ele pode digitá-
lo com o auxílio do teclado virtual disponível na tela. Após inserir o
CPF ou CNPJ, basta clicar no botão “AVANÇAR”, localizado na parte
inferior da tela, conforme ilustrado na próxima imagem (Figura 9),
para prosseguir para a próxima etapa do processo de compra.
Figura 9 – Tela de Vinculação de CPF/CNPJ no
Cupom Fiscal Inserindo Dados
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
9
2.6 Definindo Método de Pagamento:
Neste momento, fomos direcionados para a interface de definição do
método de pagamento, conforme ilustrado na Figura 10. Para efetuar o
pagamento no autoatendimento, o usuário tem à disposição três meios de
pagamento: Cartão de “CRÉDITO”, “DÉBITO” ou “PIX”.
Após selecionar o meio de pagamento, o usuário deverá seguir as
instruções na tela referentes ao método escolhido:
a. Pagamento Via Cartão de Débito ou Crédito: Após selecionar a
opção de pagamento por débito ou crédito, o usuário será
redirecionado para a tela de instruções para pagamento via cartão
(Figura 11). De acordo com as orientações exibidas na interface, o
próximo passo é inserir ou aproximar o cartão de débito ou crédito na
maquininha de cartões, localizada na parte superior direita do totem,
ao lado da tela. Após digitar a senha do cartão (caso tenha sido
requerido), o usuário deve aguardar a confirmação do pagamento.
Após a confirmação, o cartão pode ser retirado.
Figura 10 – Tela de Definição do Método de
pagamento
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
10
b. Pagamento Via PIX: Ao selecionar o método de pagamento via
PIX, o usuário será redirecionado para a tela de instruções de
pagamento via PIX (Figura 12). Nessa tela, será exibido um QR Code
para a realização do pagamento. O usuário deverá, utilizando o
aplicativo do seu banco, posicionar seu aparelho sobre o QR Code
para concluir o pagamento.
Em ambas as formas de pagamento, o usuário deverá aguardar o
processamento da transação. Após a confirmação do pagamento, o cupom fiscal
e o comprovante do meio de pagamento escolhido serão impressos. O usuário
deve retirar ambos os comprovantes da impressora para concluir o processo.
Após a impressão dos comprovantes, o usuário deverá retirar suas
mercadorias. Em seguida, o sistema retornará automaticamente à tela inicial de
vendas, pronta para um novo atendimento.
Figura 12 – Instruções Para Pagamento Via Pix
Figura 11 – Instruções Para Pagamento (Opções
Crédito ou Débito)
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA PADARIAS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
11
3. POSSÍVEIS MENSAGENS E ERROS DO SISTEMA:
A seguir, apresentamos uma tabela com possíveis erros no Sistema
DDO Frente Autoatendimento, a parte do processo em que esses erros
costumam ocorrer e as soluções recomendadas.
MENSAGEM DE ERRO
PASSO DA VENDA
SOLUÇÃO
Tela congelada
Indefinido
Reiniciar o totem no botão
de acionamento do
sistema na lateral
Desculpe, parece que não
há conexão com a internet
no momento
Início da venda
Verificar conectividade do
Totem nas configurações,
examinar cabos e
conectores de rede, verificar
roteadores/switch.
Desculpe, houve um
problema com a
maquininha de cartão
Início do Pagamento
Verificar se o Pinpad está
ligado, verificar
conectividade do mesmo
com a placa mãe.
Não é possível realizar a
venda sem nenhum
produto. Tente novamente
Finalizando a compra
Verificar se foi adicionado
itens na lista de produtos,
verificar se o leitor de código
de barras está funcionando
corretamente.
O código do produto
fornecido está incorreto.
Tente novamente
Inserindo itens à lista de
produtos
Verificar se o código de
barras do produto está em
boas condições para leitura.
Verificar o cadastro do
produto no sistema.
Tente novamente ou
escolha um método de
pagamento diferente
Pagamento
Verificar se o cartão foi
inserido corretamente,
verificar se foi feito a leitura
do QR Code do PIX
corretamente.
CPF inserido é inválido
Vinculação de CPF/CNPJ
ao cupom fiscal
Verificar se o número do
documento foi digitado
corretamente, pois é feito
uma validação com o
documento.
Ocorreu um problema com
a venda.
Finalizando a compra
Entrar em contato com
nosso suporte. Sistemas
DDO (contatos na última
página).
Peso Instável
Pesagem de produto
Verificar se não existe algo
que faça o peso variar na
balança
Peso negativo
Pesagem de produto
Reiniciar a balança sem
produto sobre ela
Tabela 1 – Tabela de Possíveis Erros – Sistema
DDO Frente Autoatendimento
Material desenvolvido pela
equipe DDO
1ª edição: março de 2025
Jales - 2025
CONTATO PARA SUPORTE
(17)99749-6668 (Setor Comercial)
(17)99631-7606 (Setor técnico)
Visite nossa página na WEB
www.selfbr.com.br
Rua dez, 2241, Centro Jales-SP