MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA
DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO
VOLTADO PARA SUPERMERCADOS
Guia Completo de Operação do DDO Frente Autoatendimento
Assistente Virtual Voltado para Supermercados
Autor
Vitor H. Scatena
Jales
2025
MANUAL DO USUÁRIO – SISTEMA DDO FRENTE AUTOATENDIMENTO VOLTADO PARA SUPERMERCADOS
Sistemas DDO https://www.sistemasddo.com.br
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SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ....................................................................... 2
2. INICIANDO O ATENDIMENTO .............................................. 4
2.1 Iniciando Uma Compra ...................................................................... 4
2.2 Adicionando Item ............................................................................... 5
2.2.1 Possível Erro na Etapa de Adição de Item à Lista ............................ 6
2.3 Vinculando CPF ou CNPJ ao Cupom Fiscal ...................................... 8
2.4 Definindo Método de Pagamento ...................................................... 9
3. POSSÍVEIS MENSAGENS E ERROS DO SISTEMA .......... 12
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1. INTRODUÇÃO:
Este manual tem como objetivo
fornecer orientações detalhadas sobre o uso
do sistema DDO Frente Autoatendimento,
desenvolvido, mantido e comercializado pela
empresa Sistemas DDO. Este sistema foi
projetado para ser utilizado em ambientes de
frente de loja, como supermercados,
farmácias, lojas de conveniência, lojas de
eletrônicos, lojas de roupas, entre outros, por
meio de totens de self checkout da marca
SelfBR (Figura 1).
O sistema é projetado para operação
no modo de autoatendimento para público
geral e incorpora tecnologias para validação
de compra e controle de segurança. Entre os
principais componentes do sistema,
destacam-se a balança conferidora de alta
precisão, integrada ao módulo de leitura de códigos de barras, e o sistema de
semáforo indicativo, utilizado para sinalização operacional e controle de
inconsistências.
A balança conferidora possui um sensor de precisão que compara o peso
do item escaneado com as informações armazenadas no banco de dados do
sistema. Caso haja divergência entre o peso cadastrado e o peso detectado, o
processo de venda é interrompido até que a inconsistência seja corrigida. O
sistema realiza essa verificação em tempo real, garantindo que cada item
registrado pelo leitor de código de barras seja efetivamente o mesmo que está
sendo colocado na área de pesagem. Caso ocorra uma incompatibilidade, o
sistema bloqueia a transação e aciona o semáforo indicador (vermelho) para
sinalizar a necessidade de intervenção do fiscal de caixa
1
. Essa
funcionalidade reduz a possibilidade de erros operacionais e tentativas de
fraude.
O semáforo indicador é composto por três estados (luzes):
󺭨 Verde: Indica que o totem está disponível para uso. Neste estado, o
sistema está inativo, aguardando um novo cliente iniciar o processo de
compra. A luz verde permanece acesa até que o cliente interaja com a
tela touchscreen para iniciar a operação.
󺭧 Amarela: Indica que o processo de compra está em andamento.
Assim que o cliente inicia a operação na interface do sistema, a luz
amarela é acionada e permanece acesa enquanto as etapas são
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Fiscal de caixa: Prossional responsável por supervisionar os totens de autoatendimento, intervindo em
casos de divergências de peso, falhas no pagamento ou outras inconsistências, realizando vericações e
liberando a connuidade da compra.
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concluídas corretamente, incluindo a leitura dos produtos, a pesagem e
a finalização do pagamento.
󹺾 Vermelha: Indica inconsistências no processo de compra, como
divergência entre o peso cadastrado e o peso detectado na balança, falha
no pagamento ou outra anomalia que exige intervenção do fiscal de
caixa. Quando a luz vermelha é acionada, a intervenção do funcionário
responsável é necessária para analisar e resolver o problema
identificado.
Este manual tem como objetivo fornecer as orientações necessárias para
a correta utilização do sistema DDO Frente Autoatendimento. O sistema, do
tipo PDV (Ponto de Venda), foi projetado para operação autônoma em
ambientes de frente de loja, com ênfase em supermercados. No entanto, sua
flexibilidade permite a aplicação também em outros tipos de estabelecimentos,
como farmácias, lojas de conveniência, lojas de eletrônicos, lojas de roupas,
entre outros.
A seguir, serão apresentadas as instruções detalhadas para a
configuração e uso do Totem de Autoatendimento SelfBR com o sistema DDO
Frente Autoatendimento, desde o início da operação a a finalização do
pagamento.
Figura 2: Totem de Autoatendimento com
Balança Conferidora e Semáforo Indicador
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2. INICIANDO O ATENDIMENTO:
Ao ligar o totem, o cliente será apresentado à interface do sistema DDO
Frente Autoatendimento. A tela inicial (Figura 3), exibida em modo fullscreen
(tela cheia), é carregada automaticamente junto ao navegador configurado para
operar em modo kiosk
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, garantindo que o usuário não tenha acesso a outras
aplicações instaladas no dispositivo.
Como observado na Figura 3, temos a presença de uma personagem. A
principal interação com o sistema é realizada por meio dessa personagem
animada chamada DDORA (DDO Rápido Atendimento), que guia o usuário
durante todo o processo de autoatendimento. A DDORA é responsável por
auxiliar o cliente no registro dos produtos e na finalização das compras.
2.1 Iniciando Uma Compra:
a. Antes de iniciar o processo de compra, é importante garantir que
todos os produtos já estejam cadastrados no sistema e que não haja
nenhum item sobre a balança. A tela inicial, ilustrada na Figura 3,
será exibida para o usuário, sinalizando que o sistema está pronto
para iniciar o registro da compra. Nesse momento, a luz do semáforo
indicador anexado ao totem estará verde, indicando que o
equipamento está disponível para uso.
b. Para começar o processo, o usuário deve clicar no botão
INICIAR, para dar início a leitura dos itens desejados.
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Modo Kiosk: Conguração que restringe o disposivo a uma única aplicação, bloqueando o acesso a
outras funcionalidades.
Figura 3 – Tela Inicial do Sistema DDO
Frente Autoatendimento
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2.2 Adicionando Item:
a. Após clicar em “INICIAR”, o sistema irá guiar o usuário através da
assistente virtual para a interface de registro dos produtos, que
inicialmente estará vazia (Figura 4). Nessa etapa, os produtos serão
adicionados ao carrinho por meio da leitura de seus códigos de barras.
Nesse momento, a luz do semáforo indicador anexado ao totem
mudará para amarelo, sinalizando que o processo de compra está em
andamento.
b. O leitor de código de barras está posicionado na estrutura do totem,
no lado esquerdo, logo abaixo do monitor. O usuário deverá aproximar
o produto do leitor para que o código seja capturado e registrado
automaticamente.
c. Assim que o código de barras é lido, será necessário posicionar o
item recém-escaneado na balança, localizada na lateral esquerda
do totem. Esse processo evitará discrepâncias entre os produtos
registrados e os itens efetivamente colocados no carrinho.
Figura 4 – Lista de Produtos (Vazia)
Figura 5Assistente Virtual solicitando
posicionamento do produto na balança
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d. Assim que o peso do item colocado na balança se estabiliza e é
confirmado ou seja, quando o peso armazenado no banco de
dados e o peso detectado pela balança são equivalentes o item
será instantaneamente adicionado à lista de produtos visíveis na tela
do totem (Figura 6), permitindo que o usuário acompanhe o progresso
da compra em tempo real.
e. Após concluir a leitura e a confirmação da pesagem de todos os
produtos desejados, o usuário deverá clicar no botão “FINALIZAR”,
localizado no canto inferior direito da tela, para avançar para a
próxima etapa do processo de compra. Nesse momento, o sistema
validará as informações registradas e encaminhará o usuário para a
próxima etapa do processo de compra.
2.2.1 Possível Erro na Etapa de Adição de Item à Lista:
O erro mais comum durante a etapa de adição de produtos à lista
de compras ocorre quando o peso do item registrado no banco de dados
do sistema não coincide com o peso detectado pela balança conferidora.
Nessa situação, o sistema exibirá uma mensagem de alerta na tela
(Figura 7).
Figura 6 – Lista de Produtos (Com Item)
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Além da mensagem de alerta exibida pela assistente virtual
DDORA, o sistema apresentará dois botões logo abaixo da personagem:
a. Botão "CORRIGIR": Permite que o próprio usuário tente
resolver o problema. A próxima interface orientará o usuário a
retirar o último produto da balança e reposicioná-lo corretamente.
Após o novo posicionamento, o sistema realizará uma nova leitura
do peso e, se estiver conforme o esperado, permitirá a continuidade
da compra.
b. Botão "AJUDA": Caso o procedimento anterior não resolva a
divergência, o usuário poderá solicitar assistência pressionando o
botão "AJUDA". Esse comando acionará o semáforo indicador,
que passará a exibir a luz vermelha. Isso sinaliza ao "fiscal de
caixa” ou responsável pela área que o terminal necessita de
intervenção.
Ao ser acionado, o sistema exibirá uma nova interface de
requisição de autenticação (Figura 8):
Figura 7 – Mensagem de Alerta:
Peso Não Confere
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O fiscal deverá verificar se os itens sobre a balança conferem
com os produtos listados na tela. Caso tudo esteja correto, o fiscal
utilizará o cartão conferidor
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, passando seu digo de barras no leitor do
totem. Após a validação, a mensagem de erro será removida e o usuário
poderá prosseguir normalmente com a compra.
2.3 Vinculando CPF ou CNPJ ao Cupom Fiscal:
a. Após finalizar a etapa de registro e conferência dos produtos, o
usuário será redirecionado para a tela de vinculação do CPF ou CNPJ
(Figura 9). Nessa etapa, o sistema oferece a opção de inserir o CPF
ou CNPJ do cliente para vincular ao cupom fiscal. O usuário pode
digitar o número do CPF ou CNPJ diretamente no campo indicado.
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Cartão conferidor: Cartão sico, contendo um código de barras exclusivo, ulizado pelo scal de caixa
para liberar o terminal de autoatendimento em situações de bloqueio por inconsistência.
Figura 9 – Tela de Vinculação de
CPF/CNPJ no Cupom Fiscal
Figura 8 – Requisição do Cartão de
Verificação do Fiscal de Caixa
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b. Caso o usuário prefira não vincular o CPF ou CNPJ ao cupom fiscal,
basta clicar no botão PULAR”, localizado no canto inferior direito da
tela, e seguir para a próxima etapa do processo de compra.
c. Caso o usuário deseje vincular algum documento, ele pode digitá-
lo com o auxílio do teclado virtual disponível na tela. Após inserir o
CPF ou CNPJ, basta clicar no botão “AVANÇAR”, localizado na parte
inferior da tela, conforme ilustrado na próxima imagem (Figura 10),
para prosseguir para a próxima etapa do processo de compra.
2.4 Definindo Método de Pagamento:
Neste momento, fomos direcionados para a interface de definição do
método de pagamento, conforme ilustrado na Figura 11. Para efetuar o
pagamento no autoatendimento, o usuário tem à disposição três meios de
pagamento: Cartão de “CRÉDITO”, “DÉBITO” ou PIX”.
Figura 10 – Tela de Vinculação de CPF/CNPJ no
Cupom Fiscal Inserindo Dados
Figura 11 – Tela de Definição do Método de
pagamento
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Após selecionar o meio de pagamento, o usuário deverá seguir as
instruções na tela referentes ao método escolhido:
a. Pagamento Via Cartão de Débito ou Crédito: Após selecionar a
opção de pagamento por débito ou crédito, o usuário será
redirecionado para a tela de instruções para pagamento via cartão
(Figura 12). De acordo com as orientações exibidas na interface, o
próximo passo é inserir ou aproximar o cartão de débito ou crédito na
maquininha de cartões, localizada na parte superior direita do totem,
ao lado da tela. Após digitar a senha do cartão (caso tenha sido
requerido), o usuário deve aguardar a confirmação do pagamento.
Após a confirmação, o cartão pode ser retirado.
b. Pagamento Via PIX: Ao selecionar o método de pagamento via
PIX, o usuário será redirecionado para a tela de instruções de
pagamento via PIX (Figura 13). Nessa tela, será exibido um QR Code
para a realização do pagamento. O usuário deverá, utilizando o
aplicativo do seu banco, posicionar seu aparelho sobre o QR Code
para concluir o pagamento.
Figura 13 – Instruções Para Pagamento Via Pix
Figura 12 – Instruções Para Pagamento (Opções
Crédito ou Débito)
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Em ambas as formas de pagamento, o usuário deverá aguardar o
processamento da transação. Após a confirmação do pagamento, o cupom fiscal
e o comprovante do meio de pagamento escolhido serão impressos. O usuário
deve retirar ambos os comprovantes da impressora.
Após a finalização da venda e a impressão dos comprovantes, o usuário
deverá obrigatoriamente retirar todas as mercadorias da balança. Para
garantir esse procedimento, o sistema exibirá um alerta na tela (Figura 14) que
permanecerá ativo a que todos os produtos sejam removidos. Essa
funcionalidade é essencial para evitar esquecimentos por parte dos clientes.
Somente após a retirada completa dos itens, o sistema retornará
automaticamente à tela inicial de vendas, ficando disponível para o próximo
cliente.
Figura 14 – Mensagem de Alerta: Retire os
Produtos da Balança
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3. POSSÍVEIS MENSAGENS E ERROS DO SISTEMA:
A seguir, apresentamos uma tabela com possíveis erros no Sistema
DDO Frente Autoatendimento, a parte do processo em que esses erros
costumam ocorrer e as soluções recomendadas.
MENSAGEM DE ERRO
PASSO DA VENDA
SOLUÇÃO
Tela congelada
Indefinido
Reiniciar o totem no botão
de acionamento do
sistema na lateral
Desculpe, parece que
não há conexão com a
internet no momento
Início da venda
Verificar conectividade do
Totem nas configurações,
examinar cabos e
conectores de rede,
verificar
roteadores/switch.
Desculpe, houve um
problema com a
maquininha de cartão
Início do Pagamento
Verificar se o Pinpad está
ligado, verificar
conectividade do mesmo
com a placa mãe.
Não é possível realizar a
venda sem nenhum
produto. Tente
novamente
Finalizando a compra
Verificar se foi adicionado
itens na lista de produtos,
verificar se o leitor de
código de barras está
funcionando
corretamente.
O código do produto
fornecido está incorreto.
Tente novamente
Inserindo itens à lista de
produtos
Verificar se o código de
barras do produto está em
boas condições para
leitura. Verificar o
cadastro do produto no
sistema.
Tente novamente ou
escolha um método de
pagamento diferente
Pagamento
Verificar se o cartão foi
inserido corretamente,
verificar se foi feito a
leitura do QR Code do
PIX corretamente.
CPF inserido é inválido
Vinculação de CPF/CNPJ
ao cupom fiscal
Verificar se o número do
documento foi digitado
corretamente, pois é feito
uma validação com o
documento.
Ocorreu um problema
com a venda.
Finalizando a compra
Entrar em contato com
nosso suporte. Sistemas
DDO (contatos na última
página).
Peso Instável
Pesagem de produto
Verificar se não existe
algo que faça o peso
variar na balança
Peso negativo
Pesagem de produto
Reiniciar a balança sem
produto sobre ela
Tabela 1 – Tabela de Possíveis Erros – Sistema
DDO Frente Autoatendimento
Material desenvolvido pela
equipe DDO
1ª edição: março de 2025
Jales - 2025
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